Roberto Takata existe?



Acho que isso vale um post sobre ceticismo e metodologia científica. O objetivo é tentar determinar, usando evidência científica, se Roberto Takata existe ou é um pseudônimo de um coletivo de blogueiros. Reproduzo abaixo o diálogo com o suposto Takata:

Osame Kinouchi disse...
Desculpe citar voce, Takata, mas acho que, se Shermer nao escapou do conspiracionismo dos ceticos do clima, em principio nenhum cetico está imune de cair em conspiracionismos quando os mesmos se alinham com sua ideologia:

"Mas o ponto central é que, só com esses dados, nós só saberíamos que Alexandre existiu " - Mas a questão aqui é exatamente mostrar que uma figura supostamente histórica provavelmente existiu.

Então que tal Robert in the Hood?

[]s,

Roberto Takata

PS: Acho que no futuro Robert Takata será uma figura mítica. Colegas já comentaram que é impossivel para um ser humano estar onipresente em todos os blogs e jornais, twitar 24 h por dia, ter 30 blogs, etc, e que Takata é o pseudonimo de um grupo de escritores, tipo Bourbaki. Eu nao discuto a existencia historia de um tal Roberto Takata que conheci no Ewclipo, mas o Takata presencial nada tem a ver com o Takata internetico. Takata, prove que voce existe!

none disse...

Se vc não duvida da existência do Roberto Takata do euclipo, então vc tem bons indícios da existência de um Roberto Takata histórico. (Cuja existência, aliás, está documentada nos registros oficiais: carteira de identidade, certidão de nascimento, cadastro na Receita Federal, etc.)
[]s,

Roberto Takata
Osame Kinouchi disse...

O que eu disse é que um tal de roberto takata historico existe, mas tudo o que supostamente se credita a Takata (vários blogs, twitter 24h, onipresenca nos comentarios de blogs e jornais) é humanamente incompativel com o tempo livre disponivel por um estudante de doutorado que está escrevendo a tese, de modo que Takata deve ser um pseudonimo de um coletivo de blogueiros. Ou seja, nada do que está escrito por Takata é evidencia, para alem da duvida razoavel, de que foi escrito pelo Takata historico que está no RG. Takata deve ser um mito da internet...

Outras evidências de que Takata não existe são:

1. O Takata da internet é extremamente falador e articulado mas o Takata presencial (um ator contratado para ir no EWCLIPO?) é muito tímido e quase não fala.
2. O curriculum Lattes de Roberto Takata não é atualizado desde 2007. Isso seria impossível se Takata estivesse fazendo pós-graduação na USP. Existem rumores de que o Takata histórico emigrou para a Japão em 2008.
3. O pseudônimo NONE usado por Takata pode significar que ele "não é ninguém" (No-one), ou seja, não existe, é um grupo de blogueiros tipo Bourbaki.
4. Takata evita assinar seus comentários, usa pseudônimos, e quase nunca assina Roberto (e muito menos Mitsuo).
5. Se Takata realmente existisse, ele mereceria estar no Science Blogs Brasil, mas isso não aconteceu. Há rumores de que Carlos Hotta e Kentaro Mori são dois dos blogueiros participantes do coletivo Takata e que todos os participantes são descendentes de japoneses.
6. Em japonês, Takata significa "campo de arroz alto", uma alusão cifrada ao fato de que é um coletivo ("campo").
7. Takata é um nome de um cinto de segurança japonês, ilustrado na foto, ou seja, uma marca comercial, não um sobrenome. Se fosse um sobrenome, isso configuraria violação de Copyright.
8. O supostamente histórico Takata consegue detectar erros de ortografia em textos que seriam de impossível detecção por seres humanos reais. É possível que Takata também seja o acrônimo de um revisor ortográfico desenvolvido por estudantes da USP: Tradutor Alfabético de Kanjis e Analizador Tipográfico Automático.

UPDATE: 9. Evidência importantíssima! Takata não aparece no sistema Janus da USP!
UPDATE: 10. O nome japonês de Carlos Hotta é Takeshi, mais uma evidência de que Takata é um pseudônimo de Carlos Hotta.

Mais evidências poderão ser adicionadas aqui, sugeridas por blogueiros realmente existentes.

Comentários

Lacy Barca disse…
Rá! Eu acho que Takata é a marca do silicone usado pela mocinha do cinto de segurança.
Bjs,

Lacy
Alesscar disse…
Vc esqueceu de dizer que há uma diversificação no negócio. Não se trata somente de comentar sobre todos os assuntos em blogs e sites, mas também providenciar aulas de escultura de frutas http://www.youtube.com/watch?v=QEMoMwdJgxw

Quero deixar claro que eu desconfio de mais, que Takata é um programa de computador. E aquele mocinho que conhecemos no Ewclipo é o gerente do software. E não precisa ser falante para demonstrar habilidade de comover multidões na web. =)
Anônimo disse…
Hahaha, excelente!
Pô, Takata! Vc não atualiza o seu lattes!?! Que furo!
none disse…
Tati,

Eu juro que tentei, vááááárias vezes. O sistema sempre dá problema.

[]s,

Roberto Takata
Osame Kinouchi disse…
Roberto,

Sugiro algumas possibilidades:

1. Vc tem que clicar num quadradinho, apos o link enviar, onde confirma a veracidade das informacoes.
2. Vc pode perguntar para algum colega do IB como fazer o update.
3. Vc pode perguntar para a secretaria do departamento como fazer o update.
4. Nao pergunte ao seu orientador como fazer o update, senao ele irá massacrar você!
none disse…
Eu sei como fazer, Kino. O problema é que o sistema dá erro.

[]s,

Roberto Takata

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes