InnoCentive


Um dos gargalos da Inovação no Brasil é a falta de estimulo econômico ao inovador (outra é que é bem mais seguro para empresas privadas usarem seu capital em aplicações financeiras  do que montar laboratórios).

Idéia: por que MCT não cria um site parecido com o Innocentive, com problemas especificamente brasileiros, onde os seekers são empresas sediadas no Brasil? E, principalmente, que sejam dados prêmios em dinheiro aos vencedores. Dai o MCT e o seeker bancam a patente, se for o caso. Aposto que o número de patentes iria crescer rapidamente, especialmente se o site for bem divulgado.

Pelo mapa acima, vemos que o Brasil está em quarto lugar entre os BRICs. E, interessante, o Japão é um nanico nessa rede. Me parece que a dominância da India entre os BRICs se deve ao fato de que inglês é uma língua natal naquele país.

Em todo caso, é confortante ver que o Brasil tem o maior número de cadastrados do que qualquer país do hemisfério sul, incluindo Austrália. Acho isso promissor. Deviamos achar e valorizar nossos Santos Dumont desconhecidos que certamente estão por ai.

PS: Se essa idéia for implementada pelo MCT, eu acho que deveria ganhar um prêmio também...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes