Uma idéia luminosa


Já faz mais de ano que sugeri a troca das lâmpadas externas na FFCLRP (e por que não no campus todo?) como uma medida de economia e sustentabilidade ecológica bem mais eficiente que eliminar os copinhos de plástico do bandeijão (trocando-as pelas pouco higiênicas canequinhas de plástico). Mas como sempre, ninguém dá atenção a minhas idéias (profeta de casa não faz milagre).

O campus de Bauru saiu na nossa frente. Mas quem sabe, ainda dá para pegar o bonde...

Campus de Bauru implanta sistema integral de eficiência de iluminação

Data de publicação: Quinta-feira, 2 Julho 2009Sem comentários

Por Cinderela Caldeira

Evento realizado em Bauru, dia 16 de junho, marcou o encerramento dos trabalhos voltados à eficiência energética e o mérito de ser o primeiro campus da USP a implantar integralmente um sistema eficiente de iluminação. De dezembro a abril foram substituídas 4 mil luminárias e 7,5 mil lâmpadas, gerando uma economia correspondente ao consumo de 150 casas populares.

A iniciativa faz parte do Programa de Uso Eficiente de Energia (Pure) que, desde 1997, implanta ações de economia de energia e conscientização da comunidade universitária sobre a importância da eficiência energética.

O novo sistema representa uma economia de 30% no consumo do campus e foi realizado em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). As unidades que compõem o campus são os setores administrativos da Coordenadoria do campus, a Faculdade de Odontologia e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), conhecido por Centrinho.

Nilton Saggioro, engenheiro do Centrinho, acompanhou todo o processo e diz que “as antigas luminárias do campus eram do tipo fluorescentes de 40W. As novas são de 32We com menor quantidade de metais pesados e ecologicamente corretas”.


Comentários

none disse…
Por que não os LEDs de alto desempenho?

[]s,

Roberto Takata
Osame Kinouchi disse…
Os LEDs teriam capacidade de iluminas estacionamentos?
none disse…
Só ter a quantidade de lux necessária.

E.g.:
http://www.ledlights.ca/streetlights.php
----------

[]s,

Roberto Takata

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes